Arquivos (não) confidenciais de Dadynha Saturnino

Maranguapense, Jornalista em formação , blogueira, produtora, marketeira, comunicativa, festeira, simpática, bem humorada e interessada em política, redes sociais, Maranguape e sua gente.

"Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de ser preocupar com o fracasso."

Dadynha Saturnino

Boa leitura.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EU COLABOREI: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência forma alunos em Maranguape Publicado em 23/12/2011 - 9:03 por Marcus Peixoto | Comentar Categorias: Segurança


Em todo o Ceará, são 29 núcleos do ronda e cada um atua no PROERD, sob o Comando Geral do Cel Werisleik e Coronel Gomes Filho. 
Foto: Dadynha Saturnino

Cerca de 350 alunos da 5ª e 6ª séries das Escolas municipais Nilo Campelo, Jose Fernandes Vieira, Cônego Heitor e Chico Lima, com idade entre nove e 12 anos, receberam certificados de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  (Proerd) em solenidade ocorrida no salão de festas do Maranguape Clube esta semana.  Implantado na PM do Ceará em 2001, por iniciativa do Coronel Austregésilo, é um programa de cunho preventivo e comunitário, de caráter social numa ação conjunta do Policial instrutor e o professor, visando a conscientização dos jovens a dizer não às drogas.

Autoridades como o  Comandante do Policiamento municipal do Ronda do quarteirão,  Comandante da Guarda Municipal, Diretoras das Escolas, pais e amigos dos alunos participaram da solenidade que também premiou os alunos Francisco Claudemir e Francisco Fernando com as melhores redações sobre o programa, premiação entregue pelos Instrutores do Programa SD Dênis Martins  e SD Welington, que pontuou “É uma honra estarmos formando a primeira turma de Proerdnandos, tentamos passar conhecimento que vai gerar frutos, repassar para a família, amigos, uma certa proximidade com o aluno, que sente o policial como referência, amigo no trabalho da cultura de paz para uma sociedade mais fraterna e feliz.”

Como forma de agradecimento, alunos do Grupo de Flautas Arte Escola da Escola Nilo Campelo realizaram apresentação de flauta. Na sequência, tivemos a leitura do termo de compromisso, foi realizado o juramento onde os alunos juraram de se manter longe das drogas e da violência  e a entrega dos certificados de formação/diploma de aluno Proerd a dois alunos que representaram os demais colegas.
Em seus depoimentos, as Diretoras destacaram o fortalecimento da formação moral, e a contribuição para o foco de prevenção ao uso de drogas, onde os alunos formados agora estão vacinados, receberam o selo da cultura de paz, pontuou Anatércia, Diretora da escola Nilo Campelo.

Foram três meses de curso, posso afirmar que a participação melhorou a disciplina do aluno em sala de aula, principalmente pra quem conhece a realidade deles. Com o conhecimento e o acesso ao tema, é visível uma melhora na participação as aulas, onde tenho usado o projeto para trabalhar siglas na Geografia, o corpo humano nas Ciências, a redação em Português, onde um dos alunos premiados é da nossa Escola, comentou a Professora Daniele Mendonça.

O Instrutor do Proerd Sd Dênis Martins espera que o aluno leve a mensagem a vida toda, guardando-a sempre no coração, pois já sabe que drogas são ruim, conhecem o motivo pelo qual são ruim e que droga só leva pro caminho do mal. O importante no proerd é saber identificar a melhor opção, aqui os ensinamentos são para o resto da vida e para o lado bom da vida.

Já o Capitão Santos parabenizou a realização do programa, definindo-o como sendo para a formação de uma pessoa de bem no futuro, destacando a beleza do trabalho do policiamento comunitário nesta cidade.
Diante do resultado positivo desta primeira edição do Programa, o Cap. Carlos, comandante do Policiamento do Ronda Maranguape, afirmou que o objetivo é que em 2012 sejam atendidos até 1000 alunos já no primeiro semestre, triplicando o número de alunos atendidos nesta primeira turma e repetindo o número no semestre seguinte. Um exemplo do sucesso é que os laços formados com os familiares dos alunos proporcionaram uma confiança nos pais, que já relataram oferecimento de drogas, já ligam denunciando. Com o PROERD, temos sorrisos verdadeiros, vem de dentro, temos relacionamento, comentou o Cap.

Tags: , , ,

FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/regiaometropolitana/seguranca/programa-educacional-de-resistencia-as-drogas-e-a-violencia-forma-alunos-em-maranguape/ 

Um comentário:

  1. Parabéns Dadynha por divulgar esse projeto tão importante para as crianças e adolescentes do Município de Maranguape.

    ResponderExcluir