Arquivos (não) confidenciais de Dadynha Saturnino

Maranguapense, Jornalista em formação , blogueira, produtora, marketeira, comunicativa, festeira, simpática, bem humorada e interessada em política, redes sociais, Maranguape e sua gente.

"Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de ser preocupar com o fracasso."

Dadynha Saturnino

Boa leitura.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Conheça em Maranguape-Ceará

Como filha da terra e apaixonada pelo meu lugar, a natural e verdejante Maranguape, apresento aqui algumas dicas pra quem estiver visitando a nossa cidade: lugares, pontos históricos, pessoas, curiosidades, enfim, tudo o que eu acho que vale à pena você conhecer na terra de Capistrano de Abreu, Chico Anysio e Luiz Esteves. Já deixo avisado que a lista estará em constante crescimento, pois, à medida que eu vá lembrando de algo, eu a atualizarei....Caso você tenha algo a acrescentar, deixe através de comentários que eu complementarei com toda satisfação, ok?


  1. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha - Centro;
  2. Praça Capistrano de Abreu - próximo a Igreja Matriz. Nela, está a estátua do historiador que a nomeia;
  3. Restaurante Paulinho Grill - carnes, massas, comidas regionais e orientais;
  4. Restaurante Cabana da Serra - kalzone e carne do sol;
  5. Mercado Municipal - Centro: comidas regionais "pesadas", raizes, ervas, consertos de joias, relógios, amolação de alicates;
  6. Rua Major Agostinho: concentração de casarões estilo colonial. Coincidência, nela moram as famílias dos ex-prefeitos Humberto Mota, Marcelo Silva e Eduardo Gurgel e do atual prefeito George Valentim;
  7. Museu da Cidade: localizado na antiga cadeia pública, conta com pequeno acervo sobre o Chico Anysio;
  8. Casa Capistrano de Abreu: funciona a Loja Maranguart de artesanatos produzidos por nossa gente;
  9. Teatro Dr. Pedro Gomes de Matos Neto;
  10. Biblioteca Municipal: na Rua Major Agostinho no Centro, instalada no Solar Bonifácio Câmara, esquina com a casa da família Matos e com o anfiteatro Sociedade Artística Maranguapense;
  11. Naturallis Tropicus: produçã de flores no Parque Santa Fé, pé da serra;
  12. Cascatinha Clube de Serra;
  13. Pousada Encanto da Serra: alto da Serra, subida pelo lado esquerdo da mesma;
  14. Museu da Cachaça e complexo turístico Ypióca: bairro do Coité;
  15. Casa onde Chico Anysio nasceu: Parque das Rosas;
  16. Sítio Cantinho do Céu após o antigo Balneário Pirapora Pallace - Serra Pirapora (aluguel para eventos): 3341-7953/8835-6165/6633-5835/3234-0561/3052-5415/9983-1940;
  17. Sítio Santa Cecília - próximo ao Salto do Peixe - Serra Pirapora (aluguel para eventos): 3341-0597/8604-9083;
  18. Sítio Vanilo - próximo ao Salto do Peixe - Serra Pirapora (aluguel para eventos): 8750-7114;
  19. Sítio do Elias - Novo Maranguape (aluguel para eventos): 8880-9892/8820-4867;
  20. Sítio do Marcos Silva - Estrada do cascatinha (aluguel para eventos): 8802-1295;
  21. Sítio do Hugo - próximo ao Colégio Olimpicos - Novo Maranguape (aluguel para eventos): 3341-5835/8705-6171 (pede p Falar c Hugo);
15. Casa onde Chico Anysio nasceu: Parque das Rosas


6 comentários:

  1. eu num tenho nada contra o Luiz não, mas achei pesado coloca-lo ao lado desses dois monstros ilustres da cidade. torço para que chegue lá. Enfim, gosto muito do trabalho dele, mas num é pra tanto não né?!

    Ah, bem legal sua lista dos aparelhos turisticos da cidade, acho que calia um mapinha ilustrado por parte do poder muncipal.

    ResponderExcluir
  2. Reconheço no Luiz uma mídia gratuita de Maranguape por ele estar à frente, como âncora, do Telejornal de uma emissora como a TV Verdes Mares. Sempre que é possível, fala com orgulho da cidade. Não desmereço outras pessoas que tanto contribuem para dar visibilidade à nossa cidade, ou ainda, que também se destacam em suas áreas de atuação, mas, como fã do Luiz e seguidora de sua carreira, tenho esta visão, que hoje, mais do que qualquer outra pessoa VIVA, ele é quem dá voz e imagem à Maranguape, na medida do possível. Soa natural essas minhas indicações, mas, ficarei atenta em relação a isso, você como historiador pode, inclusive, me fornecer umas dicas sobre os nossos filhos ilustres, adoraria saber mais de nossa gente.

    ResponderExcluir
  3. Dhenis, como seria esse mapinha? Me explica, deve ser muito interessante....

    ResponderExcluir
  4. desculpa se causei incomodo, mas eu pagava um pau danado pro nosso colega apresentador por ser daqui, e até por ser meu quase vizinho, mas não me lembro de ter visto esses momentos de exposição de sua naturalidade maranguapense com orgulho não. Até por isso deixei essa historia de lado, e como disse, é um excelente profissional, espero que chegue ao máximo da sua vida profissional e toda a sorte do universo, so não acho que esteja no mesmo nivel dos outros citados, mortos ou não.

    quanto ao mapinha, não achei o de Fortaleza que tinha dito não, mas tem esse aqui de Natal que estava disponivel na net: http://mapasblog.blogspot.com.br/2011/09/mapas-de-natal-rn.html

    ResponderExcluir
  5. glaudiane vc sabe outros numeros ou email para entra em contato com a pousada encanto da serra pois eu ligo e ninguem atende.. eu predentia ir nesse fds... se vc poder ajudar, fico grata obrigada

    ResponderExcluir
  6. Pousada Encanto da Serra 9990-8864/3341-0376 Irondina

    ResponderExcluir