NYTimes
Os designers e engenheiros que constroem o Facebook não são nada complacentes com o sucesso. Eles sofrem uma ameaça constante do LinkedIn, focado em carreiras profissionais, de serviços especializados chegados do nada como a rede de fotos de celular Instagram e, agora também do rápido crescimento do Google+, da Google, uma tentativa de melhorar o projeto básico do Facebook que conquistou dezenas de milhões de usuários em suas primeiras semanas.
Assim, o Facebook vem acrescentando recursos para deixar a rede social reinante mais útil e conveniente.
Contudo, à medida que cresce o número de recursos, também cresce um problema correspondente: a maioria dos 750 milhões de usuários do Facebook nem sabe que esses recursos existem. Alguns não sabem como encontrá-los, alguns não procuram por eles na interface de controle sempre crescente do serviço e muitos nem chegam a pensar neles. Alguns minutos de exploração revelam funções que podem fazer do Facebook não apenas um vício como também um prazer de usar.

AP Images
1. Editar nomes e descrições dos links: Se você quiser publicar um link na sua página do Facebook, mas não gosta do título nem da descrição oferecida automaticamente na página associada, é possível mudá-la. Antes de clicar no botão "Compartilhar" clique no título ou descrição da postagem pendente. Eles virarão caixas de edição, como aquelas para rebatizar um arquivo de computador. Quando acabar a edição, basta apertar "enter" para salvar as mudanças.
AP Images
2. Criar marcações para amigos em atualizações e comentários: Se você digitar o nome de um amigo no Facebook enquanto edita uma atualização de status ou comentário, ele criará automaticamente um link para a página dele. Na verdade, o site vai gerar uma lista de complementos possíveis para nomes como "John". Assim que tiver digitado um nome, aperte a tecla de retrocesso para apagar o sobrenome em prol da informalidade, ou clique no meio para editar o prenome, transformando "Kenneth Smith" em "Kenneth" ou "Smith". Desculpe, só dá para encurtar nomes _ é impossível transformar "Kenneth Smith" em "Snuggles".
AP Images
3. Publicar um MP3 executável: Se você colar um link que termina em ".mp3" numa atualização de status, o Facebook cria um tocador no meio da atualização, permitindo que outros usuários toquem a música sem ter de ir ao site em que ela está hospedada.
AP Images
4. Transforme uma fotografia na imagem do perfil: Qualquer foto do Facebook que tenha sido marcada com seu nome inclui um link azul no canto esquerdo inferior da página chamado "tornar esta a foto do seu perfil". Ao clicar nele, o Facebook oferece uma página para edição na qual é possível deixar a foto do tamanho do seu perfil.
AP Images
5. Criar uma pesquisa: Escondido à plena vista acima da caixa para inserir atualizações de status existe um ponto de interrogação. Publicar uma pergunta é como publicar uma atualização, só que isso pega as três primeiras respostas dos amigos e as transforma numa pesquisa para não perder o foco da discussão. Também é possível criar a pesquisa com suas próprias respostas ou acrescentar mais às criadas pelo Facebook.
AP Images
6. Colaborar num documento: Dentro da página do grupo, clique em "documentos", no topo da página e depois no botão "criar um documento" no lado direito para criar um documento de texto que todos do grupo podem editar. Ao ser salvo, o documento é publicado no feed do grupo, como uma atualização de status, com um botão de edição no canto superior direito. Para ver revisões anteriores, clique em "mudanças recentes".
AP Images
7. Convidar para um evento quem não faz parte do Facebook: Quando estiver criando um evento no Facebook, o menu "selecionar convidados" mostra os amigos existentes, mas também deixa inserir os endereços de e-mail das pessoas que não têm conta no serviço. Digite um ou mais e-mails, separados por vírgulas, por meio do "convidar por endereço de e-mail". Seus convidados receberão uma mensagem com um link para a página do seu evento que, infelizmente, pede que eles assinem o Facebook antes que possam vê-la.
AP Images
8. Faça o "novidades" sumir da sua frente: Recentemente, o Facebook acrescentou uma janela que fica rolando no lado direito da tela mostrando as atualizações dos amigos assim que elas acontecem. É divertido para alguns, mas muito agitado para outros. Não dá para desligá-lo por completo, mas é possível reduzir ao máximo o ritmo de atualizações. Usando o cursor, agarre a barra que separa o "novidades" da janela de amigos online. Arraste-a para cima até o "novidades" ficar o menor possível _ o tamanho de duas atualizações de status. Isso irá reduzir o nível de distração indesejada enquanto se tenta ler o resto da página, sem impedir de ver as novas atualizações.
AP Images
9. Acrescente uma agenda na sua página: Se você for um dono de empresa, técnico de time ou artista que quiser manter todos do Facebook por dentro de seus eventos futuros, simplesmente criar eventos separados para cada um pode ser ineficiente. Eles podem se perder no fluxo de eventos, ficando difícil para as pessoas, por exemplo, conferirem seu próximo jogo. Como alternativa, use o aplicativo "Social Calendar", que não foi desenvolvido pelo Facebook. Vá em facebook.com/SocialCalendar e clique no link "Add to My Page" no canto esquerdo inferior. Será aberto um menu de páginas para gerenciar. A seguir, clique em "Add to Page" em uma ou mais páginas, depois clique em "Close". Essas páginas agora incluirão um link para o Calendar no canto superior esquerdo, logo abaixo de Mural, Informações e Fotos. O Social Calendar é bem inteligente _ ele completará os nomes dos eventos que já criou, e se digitar num campo de endereço, o aplicativo adicionará o link de um mapa para o local na agenda. Só que para ter o máximo de público, é melhor continuar a publicar atualizações de status anunciando o evento.
AP Images
10. Acompanhe o sucesso da página: Em qualquer página que possuir, quer da sua empresa ou do clube de sapateado, clique em "Ver dados" no canto superior direito. O Facebook irá exibir gráficos com informações do usuário e interações de página. Além do número de "curtir" e comentários, ele traçará um gráfico de visitas à página e feedback do usuário, além de uma lista de quais domínios da web estão enviando tráfego à sua página e a faixa demográfica dos visitantes. Se quiser uma análise pessoal dos números, dá para exportar os dados num arquivo compatível com o Excel.
AP Images
11. Mantenha sua festa de aniversário em segredo: Só não quer que uma ou duas pessoas não saibam o que está fazendo? Edite uma atualização de status como sempre, mas antes de publicar, escolha "personalizado" e, na caixa de diálogo que será aberta, digite o nome das pessoas na caixa perto da parte inferior em que se lê "ocultar para". Existe outro botão para que esta configuração vire a padrão das atualizações futuras, assim você não precisa se preocupar se está contando para mais gente do que queria.
AP Images
12. Bloqueie comentaristas chatos: Você tem um amigo que vive publicando comentários inapropriados nas suas atualizações, mas não pode usar a opção "desfazer a amizade" com ele? No canto superior direito do Facebook, clique em "Conta" e escolha "Configurações de privacidade". Isso o levará a uma página intitulada "Choose Your Privacy Settings". Perto do botão existe uma seção chamada "Sharing on Facebook". Escondido no fundo dessa seção existe um link chamado "Customize Settings". Desça até "Things Others Share". Existe a configuração "Permission to comment on your posts". Ela funciona como o filtro para compartilhar atualizações de status; clique em "Customize" e digite o nome das pessoas para que o Facebook as impeça de ver a seção de comentários quando virem suas publicações. Talvez elas entendam a deixa.

FONTE: The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times._NYT_

POR  http://nytsyn.br.msn.com/negocios/12-coisas-que-voc%c3%aa-n%c3%a3o-sabia-que-o-facebook-podia-fazer-2?page=0